3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024 – São Paulo – Temporada 2024
A AUTO CLASSIC MARKETING é a empresa organizadora do 3º Campeonato Paulista de Rally Clássico – TEMPORADA 2024, na modalidade Rally de Regularidade, com caráter cultural e histórico, patrocinado por empresas de diversos setores da economia, destinado a veículos Históricos, Clássicos e Futuros Clássicos, e será regida pelo presente Regulamento, tendo como regras adicionais, interpretativas e no que forem conflitantes o Código Desportivo do Automobilismo – CDA 2024.
1.2 – Cada um dos eventos deverá ter a quilometragem mínima de 40 (quarenta) quilômetros navegados, ou o mínimo de 90 (noventa) minutos navegados para ser considerado válido.
Parágrafo único: Excepcionalmente, um evento que não cumpra a quilometragem e o tempo mínimo exigidos no “caput” poderá ser considerado válido desde que possua um mínimo de 30 (trinta) quilômetros navegados ou 60 (sessenta) minutos.
2.1 – Ao preencherem a ficha de inscrição, os concorrentes submetem-se automaticamente às disposições deste Regulamento.
2.2 – No ato da inscrição para o Campeonato, ou quaisquer de suas etapas ou eventos, caracteriza a declaração dos participantes (piloto, navegador e zequinhas, se houver) em qualquer categoria e seus responsáveis legais, o fazem por conta e risco próprios e assumem total responsabilidade penal e civil, por qualquer consequência e/ou acidente/incidente que por ventura venham a causar ou envolver-se de forma direta ou indireta, entre os dias destinados ao evento, quer com outros competidores, quer com terceiros. Os competidores isentam a Organização e seus membros, Patrocinadores e Colaboradores deste Rally, de todas e quaisquer responsabilidades ou ônus e indenizações, por atos diretos ou indiretos, inclusive pelo não atendimento deste Regulamento e outras regras aplicáveis e aqui mencionadas. Se for colocado (ou não), pela Organização da Prova, caminhão prancha e/ou caminhão cegonha, esta Organização não será responsável por quaisquer acidentes ou incidentes ocorridos por veículos ali transportados.
2.3 – Todas as dificuldades encontradas no percurso, serão de inteira responsabilidade dos concorrentes em transpô-las, mesmo que para tal, tenha de se desviar do roteiro, permanecendo imutável o tempo programado para o trecho, salvo instruções do diretor da prova em concordância dos comissários desportivos, que poderão notificar através de fiscais e adendos escritos.
2.4 – Todos os competidores respeitarão, sem restrições, ao estabelecido neste Regulamento e às prescrições gerais aplicáveis às normas de trânsito brasileiras, estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro.
2.5 – A Organização reserva-se no direito de introduzir ou julgar convenientes ou as impostas por razões alheias à sua vontade, incluindo a programação no RPP (Regulamento Particular de Prova), o cancelamento ou adiamento do Rally. Essas alterações ao Regulamento serão levadas ao conhecimento de todos os interessados e competidores, por e-mail registrado no ato da inscrição (que confirma o recebimento), e ficarão arquivados na Secretaria do Rally, com uma cópia de posse do diretor de prova.
2.6 – A critério único e exclusivo do Diretor de Prova ou da Organização, com anuência dos comissários desportivos, poderá anular parcialmente ou por inteiro o Evento (assim como suas etapas), podendo ainda transformá-lo num evento turístico e não competitivo, sem quaisquer justificativas a serem expostas aos Competidores. Não sendo devolvido o valor da inscrição cobrado neste evento.
2.7 – Os competidores do Evento declaram que seus veículos estão em dia com seus documentos de registro e com seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) e/ou com seguro carta verde (veículos de competidores vindos do exterior), além de se responsabilizarem exclusivamente por quaisquer danos, que possam causar às rodovias e/ou bens públicos brasileiros.
2.8 – A inscrição de Piloto, Navegador e Zequinha caso houver, estará condicionada à aprovação na Vistoria Técnica e Documental.
2.9 – A substituição do veículo, piloto ou navegador, só poderá ocorrer antes da Vistoria Técnica e Documental do Evento. Após tal verificação, somente poderão ser realizadas substituições (carro, Piloto ou Navegador) mediante autorização expressa do Diretor de Prova ou comissários.
3.0 – A Auto Classic Marketing contratará Seguro de Responsabilidade Civil contra terceiros, cujo prêmio está incluído na Taxa de Inscrição do Evento.
Parágrafo Primeiro – Não se consideram como terceiros, para efeitos deste seguro, Piloto e Navegador incluindo o carro e demais eventuais ocupantes do carro.
Parágrafo Segundo – Este seguro terá validade restrita:
a) – À duração da Prova;
b) – Ao Piloto e Navegador que efetivamente largaram e participaram do Evento, conforme estabelece o presente Regulamento.
Para veículos Históricos ou Clássicos conforme categorias abaixo:
PRÉ-GUERRA: veículos originais fabricados até 1950
HISTÓRICOS – veículos originais fabricados entre 1951 até 1970.
SUPER COLECIONÁVEIS – veículos originais fabricados entre 1971 até 1980
CLÁSSICOS – veículos originais fabricados entre 1981 até 1990.
FUTUROS CLÁSSICOS – veículos originais fabricados entre 1991 até 2000.
SUPER TURISMO – veículos originais fabricados entre 2001 até 2014.
PRÓ – veículos originais fabricados até 1999.
Parágrafo Primeiro: Exclusivamente para a Categoria Pré-Guerra, a mesma só será válida se houver no mínimo 5 (Cinco) participantes inscritos na Etapa
Parágrafo Segundo: Caso não haja 5 (Cinco) participantes na Categoria Pré Guerra em uma etapa, os mesmos serão remanejados para a Categoria Históricos.
Parágrafo Terceiro: Para efeito de Premiação Final do 3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024, na Categoria Pré-Guerra, a mesma somente ocorrerá se no mínimo em 3 (Três) Etapas do Campeonato houver a participação de no mínimo 5 (Cinco) participantes na Categoria.
Parágrafo Quarto: O Piloto e o Navegador que se consagrarem Campeões no ano de 2024 nas categorias: HISTÓRICOS, SUPER COLECIONÁVEIS, CLÁSSICOS e FUTUROS CLÁSSICOS, obrigatoriamente irão disputar na Categoria PRÓ no ano seguinte (2025).
3.1.1 – Na Categoria PRÓ, só será aceita a Inscrição de Pilotos e Navegadores, filiados junto a CBA com a Categoria de Filiação: VEÍCULOS HISTÓRICOS (PVH / BVH / PVH-CF / NVH-CF), podendo ser também as seguintes Categorias de Filiação:
3.1.2 – Nas Categorias, HISTÓRICOS, SUPER COLECIONÁVEIS, CLÁSSICOS, FUTUROS CLÁSSICOS e PRÉ GUERRA, serão aceitas as Inscrições de Pilotos e Navegadores filiados junto a CBA na Cetegoria de Filiação NOVATO DE RALLY (PNRR / NNRR) ou em qualquer Categoria de Filiação no ítem 3.1.1
Parágrafo único – Para Pilotos e Navegadores que não façam parte dos cadastros da CBA na modalidade Rally de Regularidade nas categorias (Master, Graduado ou Turismo) para a Temporada 2024 não será cobrada filiação junto a CBA, porém, deverão preencher cadastro onde se filiarão na Categoria Novatos
3.1.3 – Piloto e Navegador das categorias: HISTÓRICOS, SUPER COLECIONÁVEIS, CLÁSSICOS e FUTUROS CLÁSSICOS, que se consagrarem CAMPEÕES no ano vigente (2024),obrigatoriamente passarão a disputar na Categoria PRÓ no ano subsequente (2025).
4.1 – O limite de inscritos é de 120 (cento e vinte) veículos participantes por evento no campeonato, seguindo os critérios das categorias do artigo 3º. Este limite poderá ser modificado pela organização no regulamento particular de cada evento.
4.1.1 – Caso o Piloto ou Navegador faça parte dos cadastros da CBA na modalidade Rally de Regularidade, os mesmos deverão estar com sua filiação em dia.
Parágrafo único – Caso haja comprovação de participação irregular do piloto, navegador ou de um dos acompanhantes, mesmo que posteriormente a realização de uma etapa, os concorrentes serão desclassificados. Os casos omissos serão analisados e julgados pelos Comissários Desportivos.
4.2 – As inscrições deverão ser feitas isoladamente a cada evento. Sempre serão feitas pela Internet no site oficial do evento.
4.3 – O período de inscrições será definido pelo regulamento particular de cada evento, sendo iniciado aproximadamente 30 (trinta) dias antes da data do evento e encerrado em data anterior a data do evento ou quando for atingido o número máximo de inscritos, o que acontecer antes.
4.4 – A taxa de inscrição para todas as categorias serão divulgadas no Regulamento Particular.
4.5 – Para o 3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024, será oferecido um “pacote” COM DESCONTO, incluindo as 4 (Quatro) Etapas.
Parágrafo único – Piloto e ou Navegador que optar por esse “pacote” com desconto, não serão ressarcidos caso não participem de uma ou mais etapas
– A confirmação da inscrição será concluída após os procedimentos da secretaria de prova e a entrega do numeral do carro, conforme regulamento particular de prova.
4.5.1 – O Organizador, com anuência dos comissários desportivos, poderá se recusar a aceitar a inscrição de um participante (piloto e/ou navegador), desde que justifique o motivo.
4.6.1 – Caso algum participante inscrito regularmente em um evento não puder comparecer, este deverá cancelar a sua inscrição pelo site oficial do evento até às 18h da segunda-feira que antecede o evento, e a sua vaga será cedida aos integrantes da fila de espera, se houver, conforme prazo determinado no regulamento particular de prova.
Parágrafo único: Todo evento tem um custo operacional e boa parte são pagos antecipadamente, então segue algumas regras abaixo para devolução do valor da inscrição em caso de cancelamento ou não comparecimento:
– O não comparecimento no evento, não há devolução do valor da inscrição;
– Até 7 dias antes da realização do evento, não há devolução do valor da inscrição;
– De 8 a 20 dias antes da realização do evento, devolução de 50 % do valor pago ( Serão descontados taxas e impostos);
– De 21 dias em diante antes da realização do evento, devolução total do valor pago (Serão descontados taxas e impostos).
– Ocorrendo a Largada e o evento/etapa seja interrompido, conforme item 2.6. Não haverá devolução do valor pago pela inscrição.
5.1. Para as categorias do artigo 3, serão aceitas inscrições apenas de pilotos maiores de 18 anos, devidamente habilitados e navegadores maiores de 12 anos, sendo que neste caso, o menor deverá estar munido de uma autorização expressa de seu responsável legal.
5.1.1 – Será autorizada à inclusão de até 3 (três) “Zequinhas” com idade mínima de 08 anos, por veículo, (ou sua capacidade permitida conforme CRLV), desde que os mesmos preencham ficha de cadastro no momento da inscrição e estejam munidos de autorizações expressas de seus responsáveis legais.
5.1.2 – Na categoria PRÓ, não será autorizada a inclusão de “ZEQUINHA”, sendo permito somente PILOTO e NAVEGADOR.
Parágrafo Único: Nos termos das autorizações para menores, deverá constar o nome do evento, número da etapa, nome da cidade em que ela se realiza, nome completo de cada um, números de R.G. e C.P.F. e assinatura do responsável legal.
6.1 – A ordem de largada das categorias será: PRÓ, HISTÓRICOS, SUPER COLECIONÁVEIS, CLÁSSICOS, FUTURO CLÁSSICOS, SUPER TURISMO e por último categoria PRÉ-GUERRA. Podendo haver inversão na ordem de largada caso necessário.
Parágrafo primeiro: Em todas as categorias a sequência da ordem de largada será definida por ordem de idade dos veículos, os mais antigos largando na frente em suas respectivas categorias.
Parágrafo segundo: Caso algum veículo seja substituído de última hora saindo da ordem de largada da respectiva categoria por problemas mecânicos ou outros, o mesmo deverá largar por último, mantendo seu número original e não sendo penalizado por tal substituição.
6.2 – O Numeral do Piloto de cada categoria recebido na 1ª Etapa do 3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024, valerá para TODAS as etapas durante o ano de 2024
6.3 – É permitida a alteração na ordem de largada pelo diretor de prova, com anuência dos comissários desportivos, considerando as condições do piso, pneus e handicap dos concorrentes ( a soma dos fatores: histórico de resultados, experiência, ranking em outras competições, etc.).
6.4 – Os concorrentes deverão estar à disposição da Organização para o seu alinhamento com antecedência de até 02 (duas) horas antes do seu horário de largada. Passado este prazo, a critério da Organização e com a anuência do Comissário Desportivo, a dupla poderá ter o seu horário de largada alterado para largar em último ou ser impedida de largar, caso não esteja pronta até este horário.
6.5 – O horário oficial será fornecido no local de largada.
Será disponibilizado 01 (um) relógio para sincronia e ajustes necessários.
É de responsabilidade do concorrente a conferência da sincronia do relógio fornecido pela Organização com o seu equipamento. Eventuais disparidades entre os relógios somente poderão ser questionadas no momento da sincronia do equipamento do concorrente, até no máximo 10 (dez) minutos antes da largada do primeiro carro.
7.1 – O 3ºCampeonato Paulista Rally Clássico São Paulo 2024 utilizará o sistema de final de trecho exato (FTE) em todos os seus eventos.
7.2 – A planilha de todas as categorias serão entregues, na quantidade de 01 (uma) por veículo, em local e data a ser definido pelo RPP (Regulamento Particular de Prova).
7.3 – É de responsabilidade dos concorrentes a conferência quanto à categoria, ao número de páginas, a ordem das páginas e a legibilidade da mesma antes do horário de largada. Não serão aceitas reclamações/recursos após o horário de largada ideal do concorrente.
7.4 – Adicionalmente, sem qualquer responsabilidade do organizador, poderá ser distribuído, pela empresa responsável pela apuração “TOTEM”, um arquivo contendo a planilha eletrônica e/ou dados, para serem usadas em tablets, smartphones, etc. (somente na plataforma ANDROID). APP Totem Full Rally.
7.4.1 – No caso de divergência entre o arquivo contendo a planilha eletrônica e/ou dados fornecidos pela empresa responsável pela apuração e a planilha fornecida pela organização em papel, esta prevalecerá sobre qualquer outra que tenha sido distribuída.
7.4.2 – É de responsabilidade dos concorrentes a conferência e checagem dos dados da planilha eletrônica antes da largada, isentando a organização e a empresa responsável pela apuração de reclamações após o horário de largada ideal do concorrente.
7.4.3 – A organização não fornecerá qualquer arquivo eletrônico para qualquer categoria, não possuindo responsabilidade por qualquer que seja distribuído e por quem quer que seja.
7.4.4 – A empresa responsável pela apuração deixará disponível os arquivos da planilha eletrônica na noite anterior ao evento, após briefing eletrônico ou em outros canais informados no RPP, e no dia do evento até 30 minutos antes do horário de largada do primeiro carro.
8.1 – Premiação do Campeonato
8.1.1 – O Local e Data da Premiação do 3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024, será divulgado pela Organização.
8.2.1 – As 3 (três) duplas (Piloto e Navegador) primeiras colocadas de cada categoria serão premiadas em cada evento.
8.3 – Caso haja premiação individual com distribuição de brindes em alguns dos eventos, NÃO fará jus ao prêmio o concorrente que não se encontrar presente no momento do sorteio.
Parágrafo Único: Os organizadores do Campeonato Paulista Rally Clássico São Paulo 2024, são os únicos autorizados a promover qualquer tipo de publicidade sobre o evento. Os participantes, membros da organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento autorizam o uso de sua imagem, cinética e eletrônica, para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários, conforme termo de responsabilidade existente na ficha de inscrição.
O início de cada prova será indicado no Livro de Bordo.
Não haverá PCs 100 metros antes e 100 metros após mudanças de médias.
Não haverá PCs 100 metros antes e 100 metros após lombadas, ou alertas de perigo mencionadas no livro de bordo.
Não haverá PCs até a 1ª (Primeira) aferição (referência exata com 3 (três) casas decimais) após Zeramento.
Não haverá PCs até 200 metros antes e 200 metros após postos de Polícia.
Nas rodovias com Praças de Pedágios, a montagem do percurso é SEMPRE feita pela “cabine” “COBRANÇA AUTOMÁTICA / SEMPARAR”.
Recomendamos fortemente que coloque em seu veículo, um TAG para ter essa facilidade e evitar fila e “atraso” no seu tempo de prova. A organização não se responsabiliza por atrasos daqueles que optarem por não utilizar o sistema de cobrança automática de pedágios
9.1.1 – Para determinar o vencedor de cada Etapa, será considerada a soma dos pontos perdidos por cada dupla após a aplicação dos descartes.
Em caso de empate na soma dos pontos perdidos, será declarada vencedora a dupla com menor número de pontos perdidos (excluindo-se todos os critérios de descartes).
Persistindo o empate, será vencedor quem tiver maior número de PCs Zerados.
Persistindo o empate, será vencedor quem tiver maior número de PCs com 1 ponto e assim sucessivamente
Persistindo o empate, será vencedor quem perder menos pontos PC a PC do último ao primeiro PC sequencialmente. Ainda havendo empate, será vencedor quem largou atrás.
Somente os concorrentes que largarem e passarem por 2/3 dos PCs válidos em cada etapa estarão classificados nas respectivas provas.
O calculo destes 2/3 dos PCs será feito utilizando-se a parte inteira do número final. Por exemplo: 139 Pcs ÷ 2/3 = 92,666, portanto 92 Pcs = 2/3.
Considerando-se a quilometragem prevista do evento, excluindo-se os deslocamentos, o mesmo não será válido para o Campeonato se for percorrido menos de 50% da quilometragem prevista.
Se for percorrido mais de 50% da quilometragem prevista serão atribuídos integralmente os pontos previstos.
9.4 – Devido à existência do critério N-x de descarte, quando o concorrente for prejudicado em algum PC por qualquer carro de apoio ou da Organização, este não será cancelado.
9.5.1 – O(s) equipamento(s) de segurança, de navegação ou coleta de dados, poderá(ão) ser vistoriado(s) por Fiscais da prova devidamente identificados em qualquer momento do evento, solicitando a parada do concorrente no local da vistoria.
9.5.2 – Os equipamentos de coleta de dados deverão ficar juntos no local onde foram colocados pela Organização, a alteração da localização dos coletores de dados poderá implicar até na desclassificação / exclusão do concorrente.
9.5.3 – Estas vistorias serão realizadas em trechos de deslocamento, neutros ou trechos navegados onde não existam PCs nos próximos 500 m, sendo que o tempo de parada não poderá ser motivo de qualquer tipo de reclamação.
9.5.4 – Nestas vistorias também poderá ser verificado o uso do cinto de segurança (respeitando o critério de originalidade do veículo) e o porte de bebidas alcoólicas entre outros itens.
9.5.5 -Poderá também ser verificado se o veículo está usando equipamento de navegação de acordo com sua categoria, o que poderá implicar em desclassificação/exclusão do concorrente.
9.5.6 – Para serem aceitos como Competidores do evento, os veículos têm que passar por uma verificação técnica e documental na data e local previstos no RPP.
9.6 – Cada veículo deverá ser apresentado para vistoria em local, data e horários previamente determinados pela organização através do regulamento particular. Os ocupantes do veículo deverão estar munidos do documento de propriedade do referido veículo, de carteira de identidade de cada um dos ocupantes e carteira de habilitação para o piloto.
9.7 – Caso o veículo não esteja registrado em nome de um dos ocupantes, deverá ser apresentada também autorização expressa do proprietário do veículo, informando estar ciente e de acordo com a utilização do veículo de sua titularidade para a participação no evento ou, na falta desta declaração assinada pelo condutor do veículo responsabilizando-se civil e criminalmente pelo uso deste no respectivo evento.
9.8 – O participante deverá se apresentar com os adesivos fixados nos veículos em locais determinados pela organização para realização da vistoria.
9.9 – Ficará a critério da organização, proibir ou não a largada ou continuidade no evento de qualquer veículo que não reúna condições de segurança mínima exigida. Isentando a organização a devolução do valor de inscrição pago no evento. O desrespeito a esta decisão por parte dos concorrentes poderá a critério da organização, impossibilitar a participação dos mesmos em eventos futuros.
9.10 – Em caso de obstrução da pista, que prejudique mais de 20% (vinte por cento) da categoria, a Organização poderá usar um dos seguintes recursos:
– Inserir um trecho neutralizado na planilha dos concorrentes afetados pela obstrução. Este neutro será informado pelo Diretor de Prova, pelos Comissários Desportivos ou pelo Fiscal do evento devidamente identificado no local da obstrução. O concorrente deverá assinar a lista de passagem no mesmo local onde confirmará a informação recebida;
– Aumentar o critério de descarte N-x, onde o valor de x será definido pela Organização, com a anuência dos Comissários Desportivos;
– Transformar alguns dos PCs subsequentes à obstrução para PCs de passagem, com a anuência dos Comissários Desportivos.
10.1 – Para efeito do 3º CAMPEONATO Paulista Rally Clássico 2024, serão atribuídos pontos dos resultados, separadamente para piloto e navegador, atribuindo os Pontos POR ETAPA, conforme segue:
1 º – 17 pontos
2 º – 15 pontos
3 º – 14 pontos
4 º – 13 pontos
5 º – 12 pontos
6 º – 11 pontos
7 º – 10 pontos
8 º – 09 pontos
9 º – 08 pontos
10 º – 07 pontos
11 º – 06 pontos
12 º – 05 pontos
13 º – 04 pontos
14 º – 03 pontos
15 º – 02 pontos
10.2 – Pilotos e navegadores terão as suas pontuações computadas separadamente, sendo esta acumulativa durante a temporada e totalmente intransferível.
Paragrafo único: Caso o (piloto e navegador) troquem de veículo ao longo do Campeonato em que ocorra mudança de categoria por causa do ano de fabricação do veículo, ambos (piloto e navegador) pontuarão na nova categoria, sendo totalmente intransferível a pontuação da categoria anterior para a nova categoria.
10.3 – Caso o Piloto ou o Navegador não participe em uma das etapas, o mesmo receberá a pontuação 0 (ZERO).
10.4 – Para a última Etapa do Campenato, será atribuida a pontuação em DOBRO da tabela (10.1).
1º – 34 pontos
2º – 30 pontos
3º – 28 pontos
4º – 26 pontos
5º – 24 pontos
6º – 22 pontos
7º – 20 pontos
8º – 18 pontos
9º – 16 pontos
10º – 14 pontos
11º – 12 pontos
12º – 10 pontos
13º – 08 pontos
14º – 06 pontos
15º – 04 pontos
10.5 – Para o resultado FINAL do 3º Campeonato Paulista Rally Clássico 2024 NÃO será computado descarte (N-1), prevalecendo a soma total de pontos ganhos nas 4 (quatro) Etapas.
10.6 – – Em caso de empate no resultado final do Campeonato na soma de pontos ganhos, serão declarados campeões Piloto e Navegador com o MAIOR número de primeiros lugares.
– Pesistindo o empate serão considerados campeões Piloto e Navegador com o Maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.
– Persistindo o empate, serão considerados campeões Piloto e Navegador com o Maior número de PCs ZERADOS na soma de todas as etapas.
– Persistindo o empate, serão considerados campeões Piloto e Navegador com o Maior número de PCs ZERADOS na última etapa
– Pesistindo o empate, serão considerados campeões Piloto e Navegador com o Maior número de PCs ZERADOS na penúltima Etapa, antepenúltima e assim sucessivamente.
– Persistindo o empate serão declaros campeões Piloto e navegador melhor colocados na última etapa.
– Todos os competidores que largarem e passarem por 2/3 dos PC’s válidos em cada Etapa, receberão 1 (Um) ponto, exceto os 15 primeiros classificados, que receberão pontuação de acordo com a tabela acima (10.1) e (10.4)
9.11 – Só serão admitidos:
a) Veículos originais fabricados até 1950 para a Categoria Pré Guerra,
b) Veículos originais fabricados entre 1951 até 1970 para a Categoria Históricos,
c) Veículos originais fabricados entre 1971 até 1980 para a Categoria Super Colecionáveis.
d) Veículos originais fabricados entre 1981 até 1990 para a Categoria Clássicos
e) Veículos originais fabricados entre 1991 até 2000 para a Categoria Futuro Clássicos
f) Veículos originais fabricados entre 2001 até 2014 para a categoria Super Turismo
g) Veículos originais fabricados até 1999 para a Categoria Pró
Parágrafo único: Respeitando as regras de veículos permitidos conforme Artigo 3º.
12.1 – Será obrigatória a apresentação do documento do veículo na secretaria da prova para a liberação da inscrição, junto com os demais documentos da inscrição.
12.2 – Caso o veículo não seja de propriedade de um dos participantes inscritos, será necessário apresentar junto ao documento de propriedade do veículo uma autorização específica para uso no evento, assinada pelo proprietário do veículo, ou, na falta desta, declaração assinada pelo condutor do veículo responsabilizando-se civil e criminalmente pelo uso deste no respectivo evento nos termos do artigo 11.6 supra, autorização ou declaração esta que ficará arquivada com a organização junto à ficha de inscrição.
13.1 – Categoria PRÓ – Somente para essa categoria, serão permitidos QUAISQUER tipos de Equipamentos. ex: Totem Colosso Evo, Trip Totem, Compass, Sensor Blue, NanoBox, GPS GLO e ou similiares.
13.2 – Para as demais Categorias, fica permitido SOMENTE o uso de cronômetros, GPS GLO ou similar, Calculadoras, Celular, Tablets, Palmtops e similares, hodômetro original e aplicativos específicos de Rally por GPS (do tablet ou celular).
Atenção. É proibida a utilização, bem como o transporte, de qualquer equipamento de navegação integrado (Exceto para a Categoria PRÓ) ex.: computador de bordo com sensores ligados ao carro, Totem Colosso Evo, Trip Totem, Compass, Sensor Blue, Blue Box, Nano Box ou similar, entre outros.
Entende-se por Instrumento de Navegação Integrado, qualquer aparelho que indique o tempo (ou distância) de atraso ou adiantamento ao participante concorrente, que estejam conectados (por fio ou qualquer tipo de tecnologia wireless – sem fio) a algum sensor de movimento original ou não do veículo.
Qualquer irregularidade em relação aos equipamentos de navegação implicará na imediata desclassificação / exclusão dos concorrentes.
13.3 – Por motivo de segurança é proibido o uso de Laptops em todas as Categorias.
14.1 – Serão passíveis de desclassificação as duplas:
• Cujos integrantes (inclusos os “Zequinhas”) ingerirem ou portarem em seus veículos bebidas alcoólicas, durante o transcurso da prova, entre a largada e a chegada.
• Não afixar no seu veículo, nos locais preestabelecidos em layout, os adesivos dos patrocinadores do evento.
• Afixar adesivos de patrocinadores particulares fora das áreas determinadas e tamanhos permitidos conforme mapa de adesivagem divulgado junto com o RPP.
• Utilizar, entre a vistoria e a premiação, adesivos de patrocinadores particulares cujas marcas sejam concorrentes ou conflitantes dos patrocinadores oficiais das etapas do Campeonato.
• Exceto para a Categoria PRÓ, portar, transportar ou utilizar algum aparelho de navegação integrada.
• For flagrada jogando lixo em qualquer ponto do trajeto. Todo e qualquer lixo deverá ser mantido dentro do veículo até o final do evento.
• Tiver atitude antidesportiva no trajeto, obstruindo propositalmente outro participante, agredindo ou desrespeitando demais participantes ou membros da organização em qualquer momento durante todo o evento.
• Após a largada substituir qualquer dos participantes inscritos por outro.
• Desacatar as decisões das autoridades e diretores de evento.
• Qualquer membro, piloto, navegador ou zequinha que forem flagrados não utilizando o cinto de segurança durante o evento (respeitando o critério de originalidade do veículo).
• Apresentar informações incorretas ou falsas em sua ficha de inscrição, bem como inscrever-se em categoria diferente à sua, conforme descrito no artigo 4.
• Exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia. Esta penalidade não isenta a dupla
de responder e arcar com responsabilidades, decorrentes do ato, perante os prejudicados.
• Que partir antes do sinal de largada e não atender a solicitação para a repetição da mesma.
• Mudar de local no veículo, o(s) GPS recebido(s) pela Organização
• Que for flagrada no percurso do evento, após ser divulgada a planilha em papel e ou eletrônica.
• Que for flagrada ou detectada pelo GPS na apuração, cometendo infração de Trânsito, como excesso de velocidade permitido na Rodovia, ultrapassagem proibida, ultrapassagem pelo acostamento, etc.
14.2 – Os casos omissos serão julgados pelos Comissários Desportivos presentes nos eventos.
A dupla que estiver vestindo camiseta, calça, boné ou qualquer outra peça com patrocinadores, organizadores e apoiadores conflitantes com os oficiais durante qualquer momento do evento, será DESCLASSIFICADA.
A apuração será feita através de equipamentos de rastreamento por satélite. A sistemática de apuração será a seguinte:
16.1 – Coletores de dados de GPS
16.1.1 – Serão usados os equipamentos de rastreamento via satélite (GPS).
16.1.2 – O(s) equipamento(s) será(ão) fornecido(s) pela Organização antes da largada da prova e deverá(ão) ser instalado(s) no(s) local(is) indicado(s), conforme as instruções fornecidas, mantendo-os no ou próximos ao para-brisa.
O desrespeito a esta regra poderá levar a leitura de um único aparelho podendo chegar até a exclusão do concorrente.
16.1.3 – Em todas as categorias cada veículo inscrito receberá obrigatoriamente 02 (dois)
equipamentos.
16.1.4 – Não será necessária nenhuma instalação elétrica no veículo.
16.1.5 – Ao assinar a ficha de inscrição, o concorrente assume a total responsabilidade sobre o(s) mesmo(s).
Caso o concorrente não devolva o equipamento em condições de funcionamento ao final do evento, independentemente do motivo (roubo, perda, danos propositais ou não, etc..) o mesmo deverá reembolsar o valor de R$ 1.500,00 (Hum Mil e Quinhentos Reais) por equipamento, para a Organização em até no máximo 10 (dez) dias corridos após a realização do evento.
16.2 – Os dados de cada concorrente serão coletados por um (ou mais) coletor(es) de dados GPS, conforme descrito no item 16.1.3, em todo o trajeto do evento, desde a largada até a chegada.
A apuração será realizada através dos dados coletados, entre eles: hora com precisão de segundos, velocidade e posição geográfica (latitude e longitude).
16.3 – A coleta de dados será feita em segundos e através de interpolação alcançará a precisão de décimos de segundos.
A interpolação será feita entre os 02 (dois) pontos mais próximos anterior e posterior a linha de cada
PC. Para efeito do cálculo de pontos perdidos o tempo será em décimos de segundos.
16.4 – Não serão aceitas reclamações para a comparação entre os equipamentos.
16.4.1 – A apuração poderá ser feita com a utilização de dois ou mais aparelhos de cronometragem (coletor de dados GPS) utilizando para o cálculo dos pontos em cada PC a melhor pontuação para o concorrente entre os aparelhos utilizados.
16.4.2 – Em caso de distorção do sinal recebido o aparelho poderá ser removido do conjunto de apuração a fim de proporcionar o resultado mais fiel ao realizado pelo concorrente, podendo deste modo ser realizada com somente um coletor.
16.4.3 – Caso o(s) equipamento(s) de coleta de dados vier a falhar, o concorrente terá, desde que o erro na coleta não seja causado por interferência causada direta ou indiretamente pelo concorrente ou seu veículo, sua pontuação final será definida pela média de pontos perdidos em cada PC do evento existente no trajeto computado pelo equipamento, utilizando-se o critério de (N-i) até o ponto onde existir o registro, fazendo-se o arredondamento somente ao final da multiplicação.
Ex.: O concorrente teve 40 % do trajeto computado, com 30 PCs registrados de um total de 80 PCs válidos no evento.
Aplica-se o critério de (N-i) no trajeto registrado no equipamento. Divide-se a pontuação resultante obtida nos PCs válidos e tem-se a média de pontos perdidos por PC.
Este valor será multiplicado pelos outros PCs válidos do evento.
16.5 – O(s) coletor(es) de dados será(ão) removido(s) na chegada do concorrente, ou em outro local especificado pela Organização e divulgado no briefing e/ou planilha.
Se o aparelho não for devolvido no local especificado pela Organização em até 25 (vinte e cinco) minutos além do seu horário ideal de chegada do final do evento (de cada concorrente) o concorrente não terá o seu tempo apurado para o evento e campeonato, sem direito a reclamação. Caso o equipamento não chegue ao local da retirada instalado no veículo do concorrente, o mesmo será desclassificado do(s) evento(s) no qual o mesmo foi removido do veículo.
É de responsabilidade de cada concorrente à devolução do(s) coletor(es) de dados caso o mesmo não chegue ao local da devolução.
Ex.: em caso de quebra do seu veículo.
16.6 – Mesmo se desclassificado/excluído, será da responsabilidade do concorrente a devolução do(s) aparelho(s) mesmo após o prazo, caso contrário será cobrado o valor definido nas condições do item 16.1.5 deste Regulamento.
16.7 – Qualquer interferência eletromagnética gerada pelo veículo do concorrente (deliberadamente ou não) que inibir o funcionamento do coletor de dados via GPS, poderá implicar em até a desclassificação do concorrente. Estes casos serão julgados pelos Comissários Desportivos.
16.8 – Pontuação
Para cada 01 (um) décimo de segundo de atraso = 01 ponto perdido, até o limite de 10 (dez) minutos, após o que perderá fixo 6.000 (seis mil) pontos.
Para cada 01 (um) décimo de segundo de adianto = 01 ponto perdido, até o limite de 10 (dez) minutos, após o que perderá fixo 6.000 (seis mil) pontos. Exemplos:
1,3 segundos de atraso = 13 pontos perdidos
0,4 segundos de adianto = 4 pontos perdidos.
Parágrafo Único – Serão declarados vencedores os concorrentes (Piloto e Navegador), que ao final da prova obtiverem o Menor número (absoluto) de pontos perdidos, descontados os descartes.
16.9 – Critérios de Descarte (N-x) e (N-i) para cada Etapa
16.9.1 – No critério (N-x) serão descartados os “x” piores PCs válidos de cada concorrente com no máximo 10 minutos (<=10 min) de atraso.
O valor “x” refere-se a 10% dos PCs válidos da prova arredondado para baixo. Ex:
61 PCs válidos, 10% = 6,1, portanto x = 6 PCs.
16.9.2 – No critério (N-i) serão descartados os “i” piores PCs válidos de cada concorrente com no máximo 01(UM) segundo (<=1 seg) de Adianto ou 01 (UM) segundo (<=01 seg) de atraso.
O valor “i” refere-se a 03 (Três) % dos PCs válidos da prova arredondado para cima, Ex:
61 Pcs Válidos, 3% = 1,83 portanto i=2 Pcs
16.10 – Poderá haver PC de PASSAGEM (ROTEIRO) nas etapas, sendo que o mesmo terá a penalidade de 6000 (Seis Mil) pontos caso NÃO passe por ele e não poderá ser DESCARTADO.
17.1 – O calendário com as datas e locais dos eventos serão divulgados pela Organização e caso existam alterações, estas serão posteriormente divulgadas no site oficial do evento.
18.1 – Será fornecido a cada evento um mapa de adesivagem com a disposição exata de aplicação das peças. Esta disposição das peças deve ser cumprida à risca, sendo o desrespeito a este layout penalizado conforme descrito no artigo 14 deste regulamento.
18.2 – Para os participantes, haverá espaços e tamanhos determinados para seus patrocínios próprios não conflitantes aos patrocinadores, apoiadores e organizadores do evento.
18.3 – Na vistoria e na largada, a adesivagem do veículo será verificada. Caso a adesivagem não esteja de acordo com o mapa divulgado no regulamento particular da etapa, o veículo não poderá largar.
Parágrafo Único: O Campeonato Paulista Rally Clássico é um evento promovido pela AUTO CLASSIC MARKETING, patrocinado e apoiado por várias empresas de diversos setores da economia. O evento tem uma regra pré-estabelecida dando visibilidade a estas empresas.
Não são permitidos patrocínios próprios dos pilotos ou participantes de empresas que atuem no mesmo setor das empresas patrocinadoras oficiais do evento.
As empresas patrocinadoras oficiais do evento serão divulgadas através de adendo a este regulamento ou RPP, poderá haver alterações na lista de patrocinadores que serão divulgadas por meio de adendo ou RPP.
Fica proibido o uso de Rádio PY para todas as categorias.
20.1. Este regulamento poderá sofrer alterações, que serão divulgadas em adendos, publicados no site oficial do evento ou no quadro de avisos no dia do evento.
20.2. Em cada evento poderá ser fornecido um adendo para a aferição de hodômetros.
Todo concorrente que se julgar prejudicado terá direito a apresentar reclamações/recursos individuais que serão encaminhadas ao Diretor de Prova e julgadas pelos Comissários Desportivos com a maior brevidade possível.
Enquanto as reclamações/recursos não forem julgadas, o resultado não será oficializado, ficando sob- judice, porém a premiação poderá ser entregue.
21.1– RECLAMAÇÕES
As reclamações deverão ser apresentadas dentro dos seguintes prazos:
a) – Ficha Técnica/Livro de Bordo (metragem e tulipas) / Posicionamento de PCS / Incidentes no percurso: Até 30 (trinta) minuto após a entrega da Ficha Técnica ou da chegada teórica do concorrente, ou o que acontecer depois.
b) – Cancelamento de PCS / Pontos Perdidos / Resultados:
Até 30 (trinta) minutos após a publicação da lista ou ficha de passagem.
Parágrafo Único – Durante os prazos acima, o Diretor de Prova e/ou os Comissários Desportivos deverão estar presentes no local dos respectivos eventos, à disposição dos concorrentes, para o recebimento de reclamações/protestos.
Toda reclamação deverá ser feita por escrito e preferencialmente em formulário apropriado, obtido junto à Secretaria de prova, no arco de chegada ou na sala de apuração, acompanhada de uma caução de 2,5 (duas e meia) UP’s para cada reclamação apresentada.
Quando julgada procedente, o valor caucionado será devolvido ao reclamante;
Quando improcedente, o valor caucionado ficará definitivamente em poder da FASP.
A reclamação deverá ser dirigida ao Diretor de Prova ou ao seu adjunto, que a encaminhará aos Comissários Desportivos, acompanhada das informações que forem julgadas necessárias.
Na ausência do Diretor de Prova ou do adjunto, a reclamação poderá ser entregue diretamente aos Comissários Desportivos ou ao responsável pela Secretaria de Prova (na sala de apuração).
O recurso é um direito de todo piloto ou navegador, e pode ser impetrado contra os regulamentos particulares, comunicados do evento, assim como, contra decisões dos oficiais de competição (fiscais, organizadores, diretor de prova, comissários desportivos, etc…).
Os recursos somente poderão ser impetrados por pilotos ou navegadores do mesmo evento e da mesma categoria, sem necessidade de caução.
O prazo para a apresentação do recurso será de 30 (trinta) minutos contados do comunicado oficial da decisão que se pretende recorrer.
Esgotados os termos acima previstos (Reclamação e/ou Recurso aos Comissários), o piloto ou navegador que se sentir prejudicado poderá ainda recorrer à Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, contra as decisões dos Comissários Desportivos.
O recorrente, sob pena de perda de direito, deverá notificar, por escrito, os Comissários Desportivos do evento, da sua intenção de recorrer, no prazo de 01 (uma) hora, contada a partir do momento em que receber a notificação oficial da decisão do Recurso e/ou da Reclamação.
No instante em que o recorrente notificar os Comissários Desportivos da sua intenção de recorrer, deverá efetuar o pagamento de 30% da taxa recursal conforme regimento de taxas do CDA que não será devolvida mesmo que não venha interpor o recurso ou dele desistir.
O prazo para a apresentação das razões recursais perante a Comissão Disciplinar do STJD é de 03 (três) dias úteis a partir da data da notificação da decisão dos Comissários Desportivos do evento, começando a fluir no primeiro dia útil subsequente à mencionada notificação.
É de suma importância que todos os concorrentes leiam e conheçam este Regulamento e também o Regulamento Geral de Rally de Regularidade 4X2 da CBA e o Código Desportivo do Automobilismo – CDA 2024, uma vez que lá são observados e seguidos itens não definidos neste Regulamento.
Alguns trechos deste tipo de evento são feitos no interior de propriedades particulares. Portanto, dependerá do comportamento de cada participante a imagem que o evento trará aos moradores, proprietários e curiosos. Espera-se dos participantes um comportamento que contribua para que o Rally seja um esporte sadio e de alto nível, para que sempre seja possível contarmos com bons trajetos e angariar a simpatia do público para os próximos eventos.
São Paulo, 31 de Janeiro de 2024.
O presente Regulamento foi elaborado pela AUTO CLASSIC MARKETING e aprovado e homologado pelo CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO PAULISTA DA FASP (FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DE SÃO PAULO).